Um amor, um café e Nova York por Augusto Alvarenga

Título: Um amor, um café e Nova York
Autor: Augusto Alvarenga
Editora: D’Plácido
Data de Publicação: Outubro 2014
Páginas: 168

“Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal?”


O livro “Um amor, um café e Nova York” é aquele tipo de livro que ganha muitos amores das pessoas, não apenas pelo fato de ser um livro de gênero contemporâneo e com bastante amor envolvido, como também pelo fato do próprio autor, o Augusto Alvarenga, ser simplesmente uma das pessoas mais fofas que eu já conheci na face da terra. Sério. Tem como alguém não adorar esse menino?

Mesmo eu não sendo uma pessoa romântica – tipo, mesmo. -, eu fiquei muito animada com o lançamento desse livro por exatamente se tratar da primeira obra do Guto, e também é sempre bom quando autores não apenas nacionais, mas também locais, conseguem realizar o seu sonho de ter um livro publicado por uma editora, não é mesmo?

Eu infelizmente não pude ir no lançamento oficial que aconteceu aqui em Belo Horizonte no final de outubro do ano passado, mas eu sabia que eu iria esbarrar com ele na Bienal, que foi quando eu fugi do stand onde estava trabalhando por uns minutinhos para conversar com ele e adquirir o seu livro, no qual ele me deu uma dedicatória super fofa!

Enfim, vamos falar da história. Esse livro é contado do ponto de vista da Camila, uma menina na véspera dos seus dezenove anos que tem o sonho de viver uma vida de cinema, mas ela estava mais próxima disso do que ela esperava: Guilherme, o seu namorado a quase três anos, decidiu dar para ela como um mega presente de aniversário e aniversário de namoro uma viagem para os dois à Nova York, onde ela não teria de se preocupar com absolutamente nada a não ser em realizar os seus próprios sonhos. Mas os brilhos da cidade podem fazer muito mais com o casal do que eles esperavam.

A primeira coisa que eu posso dizer sobre o livro é que realmente deu para ver que o autor teve todo o cuidado do mundo com os detalhes que ele descrevia, tanto da cidade onde se passa a primeira parte do livro – que é BH – quanto nos momentos onde os personagens estão em Nova York, de uma forma que não ficava nem um pouco cansativa ou que parecesse um guia turístico, o que pode ser perigoso quando se trata de um livro que tem uma viagem como o plot principal. Você vê os pontos turísticos de ambas cidades e acompanha todos os momentos deles como se você estivesse junto com eles, eu em momento algum ao longo da história me senti entediada – inclusive, super senti vontade de passar por todos os pontos que os personagens passam ao longo de todo o livro!

Outro fato que deixou o livro bem realista do livro pra mim foi o fato de realmente se tratar de pensamentos e comportamentos de jovens adultos. Acho que um dos principais fatores para isso ter dado certo é o fato do próprio autor ser novo (é um bebê! <3), então tudo que aconteceu, das alegrias e tristezas até os dilemas emocionais e momentos espontâneos, são coisas que acontecem na nossa faixa etária; as pessoas são explosivas, espontâneas, tudo acontece para nós naquele momento ou nunca acontece… Isso é uma coisa que pra mim que pode ser tanto boa quanto ruim.

O motivo que pra mim esse livro não ganhou cinco estrelas é justamente que, em alguns momentos do livro, a Camila se mostrou como uma personagem muito exagerada para mim, acho particularmente que alguma das coisas que ela passou ao longo da história a sua resposta foi extremamente dramática, mas isso é uma coisa minha mesmo, e isso não tirou de forma alguma o meu divertimento ao longo da história.

Eu sei que muitas pessoas vão se identificar com a Camila e com a história no geral, que é uma leitura super gostosa e fluída que eu recomendo para todos que gostam de livros do gênero que tem bastante romance! Estou super animada para colocar as minhas mãos no segundo livro que eu sei que o autor já terminou de escrever recentemente. Já pode lançar logo, viu Guto? ❤

Avaliação: 4/5 estrelas.

E vocês, o que acharam desse livro? Já leram? Tem interesse em ler? Deixe as suas opiniões nos comentários e vamos conversar!

assinatura

Leave a Reply

