Not That Kind of Girl: A Young Woman Tells You What She’s “Learned” por Lena Dunham

Título: Not That Kind of Girl: A Young Woman Tells You What She’s “Learned”
Autor: Lena Dunham
Editora: Random House
Data de Publicação: Setembro 2014
Páginas: 265

* Esse livro foi publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca no final do ano passado, mas a resenha desse livro será feita a partir da edição americana no formato de audiobook.

“From the acclaimed creator, producer, and star of HBO’s Girls comes a hilarious, wise, and fiercely candid collection of personal essays that establishes Lena Dunham as one of the most original young talents writing today.

In Not that Kind of Girl, Dunham illuminates the experiences that are part of making one’s way in the world: falling in love, feeling alone, being ten pounds overweight despite eating only health food, having to prove yourself in a room full of men twice your age, finding true love, and, most of all, having the guts to believe that your story is one that deserves to be told.

Exuberant, moving, and keenly observed, Not that Kind of Girl is a series of dispatches from the frontlines of the struggle that is growing up. “I’m already predicting my future shame at thinking I had anything to offer you,” Dunham writes. “But if I can take what I’ve learned and make one menial job easier for you, or prevent you from having the kind of sex where you feel you must keep your sneakers on in case you want to run away during the act, then every misstep of mine will have been worthwhile.”


Vou ser sincera com vocês: Eu não queria ter de fazer essa resenha. Eu sei que ela vai ser extremamente controversa porque a Lena Dunham é uma atriz muito querida por várias pessoas por aqui, principalmente por causa de seus pensamentos feministas e no quanto que ela se tornou inspiração para muitas sobre a liberdade profissional e sexual da mulher moderna, junto com várias outras pessoas que existem por aí.

Mas ao mesmo tempo eu tô me coçando para falar o que eu achei a respeito desse livro, e já peço desculpas de antemão se eu ofender alguém. Mas eu particularmente eu acho que a plataforma que foi utilizada para a venda do material que tem dentro do livro foi… Na minha opinião, não a mais certeira.

Como outros livros de não-ficção que eu li no último ano, eu dou preferência para o formato de audiobook sempre que é, no caso, o próprio autor que narra, porque eu acho que essa experiência de leitura um pouco mais up close and personal com ele, mas em vários momentos enquanto eu escutava Not That Kind of Girl eu me senti extremamente entediada e desconfortável.

O principal motivo do meu desconforto com esse livro foi o fato dela contar constantemente – em aproximadamente 60 a 70% do livro – sobre as suas frustrações e dilemas com homens e a sua sexualidade, o que eu acho que não tem nada de errado em falar nisso, de forma alguma, mas quando se isso se torna a grande massa do seu livro isso pode chegar a pontos que podem causar isso mesmo, isso quando eu não tava extremamente entediada. Eu acho que nunca demorei tanto pra escutar um audio livro de apenas sete horas que nem eu demorei com esse aqui.

Acho que a escolha do formato para falar sobre isso foi um pouco infeliz. Eu acho que se fosse em formato de vídeos curtos que nem esses do Ask Lena que rolam na internet ou como um seriado com pintadas de humor funcionaria muito melhor do que de fato como um livro.

De fato não me levem a mal quando eu falo isso, por favor! Eu acho a Lena Dunham como uma atriz e como pessoa alguém incrível, mas acho que o livro dela deixou muito a desejar no fator de se tornar de fato algo inspirador para o público no geral, principalmente o feminino. Se você é fã dela de fato eu imagino que você vai gostar ainda mais desse livro, mas infelizmente eu não consegui gostar dele, por mais que eu gostaria muito. :/ Eu acho que nesse aspecto existem outros livros que são melhores para inspirar as pessoas, inclusive um deles eu pretendo falar por aqui em breve.

Avaliação: 1/5 estrelas.

E vocês, o que acharam desse livro? Já leram? Tem interesse em ler? Deixe as suas opiniões nos comentários e vamos conversar!

assinatura

Leave a Reply

