O presente do meu grande amor, organizado por Stephanie Perkins

Título: O presente do meu grande amor: doze histórias de natal
Organização: Stephanie Perkins
Autores: Stephanie Perkins, Rainbow Rowell, David Levithan, Gayle Forman, Myra McEntire, Matt de la Peña, Laini Taylor, Ally Carter, Holly Black, Jenny Han, Kelly Link e Kiersten White
Editora: Intrínseca
Data de Publicação: Novembro 2014
Páginas: 352

“Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.”


Eu serei extremamente sincera com vocês nesse momento: Eu não gosto das festividades do final de ano, mesmo. Mas quando eu vi esse livro em vários vídeos de booktbers estrangeiros eu fiquei interessada por não ser exatamente histórias natalinas, mas apenas acontecem durante as festas de final de ano. Essas doze histórias foram escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade – como Rainbow Rowell, David Levithan e Stephanie Perkins -, há um pouco de tudo. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam.

Eu terminei de ler esse livro bem antes do Natal, mas infelizmente não consegui escrever essa resenha para essa época porque eu simplesmente fiquei muito ocupada com os eventos de final de ano – família e tudo mais – que acabou que não tive muito tempo livre, e o que eu tinha eu procurava dar uma adiantada em outro livro que estava lendo que em breve terá uma resenha aqui.

Como esse livro é uma antologia, não faz muito sentido eu avaliar o livro como um todo nessa resenha, então tentarei falar brevemente a minha opinião em todas as histórias individualmente e depois vou falar a minha nota geral para esse livro.

Meias noites por Rainbow Rowell | ★★★★★

Essa é com certeza uma das minhas histórias favoritas, e foi um jeito perfeito de começar esse livro! Ela é uma história de um casal de amigos que conta como se conheceram em uma noite de reveillion, e assim continuam a mostrar os anos seguintes de sua amizade e até o momento quando isto deixou de ser isso para ser algo maior. É uma história que eu gostaria que fosse maior, e a escrita da Rainbow Rowell é extremamente viciante. Essa mulher sabe muito bem prender uma pessoa em um livro.

A dama e a raposa por Kelly Link | ★★★.5

É uma história que eu achei muito esquisita no começo, e era muito confusa também. Demorei um bocado para entender a relação da raposa que é mencionada ao longo de toda a história, mas depois que eu compreendi eu gostei bastante, mas infelizmente eu achei a personagem principal extremamente possesiva, e isso não é muito a minha praia de leitura.

Anjos na neve por Matt de la Peña | ★★★★★

Simplesmente me apaixonei com a extrema fofura desta história. É um dos contos mais próximos da realidade que tem e eu simplesmente não consegui parar de ler. O autor conseguiu desenvolver muito bem o personagem protagonista – que é um menino – dentro das vinte páginas que ele teve direito com direito a muitas pancadas de humor. Com certeza depois deste conto eu procurarei por mais trabalhos publicados dele.

Encontre-me na estrela do norte por Jenny Han | ★★.5

É a história que é mais baseada nas histórias natalinas que escutamos quando crianças, mas eu não consegui gostar dela de jeito nenhum. Achei tudo muito fraco de forma geral, e 20~30 páginas é muito pouco pra desenvolver uma história fantasiosa.

É um milagre de Yule, Charlie Brown por Stephanie Perkins | ★★★.5

Stephanie Perkins é uma das autoras YA favoritas de muitas pessoas que eu assisto no youtube e eu consigo entender perfeitamente o por quê, mas infelizmente esse conto não levou uma nota mais alta porque eu achei a personagem principal muito insegura e confusa, e isso é uma coisa em YA contemporâneos que infelizmente me irrita muito. A história é muito fofa e eu super recomendo para aqueles que são fãs do gênero.

Papai Noel por um dia por David Levithan | ★★★★

É o primeiro conto do Levithan que eu leio na minha vida, e eu gostei bastante! Também é o único conto LGBT que tem nesse livro, e foi feito muito bem! Ele dá um ponto de vista diferenciado da noite de Natal para uma família que sofreu um trauma por causa do mesmo, mas que ao mesmo tempo não quer deixar que a magia da festividade termine para um dos membros da família. É com certeza um dos contos que te faz pensar mais, mas eu gostaria que ele tivesse mais páginas, ele pelo tanto de páginas que tem foi muito pouco, na minha opinião.

Krampuslauf por Holly Black | ★★★

Se alguém sabe fazer fantasia de verdade é a Holly Black, mas, como no mesmo caso da Jenny Han, 20~30 páginas é muito pouco para desenvolver uma história. Mas eu adorei a mistura de elementos fantásticos junto com as festividades do ano novo. Quem diria que demônios e festas de reveillion combinariam, hein?

Que diabo você fez, Sophie Roth? por Gayle Forman | ★★★★

Eu gosto muito da capacidade da Gayle Forman de te cativar em um espaço tão curto de tempo, e nessa história não foi nem um pouco diferente. Ela conseguiu desenvolver muito bem os personagens dela e nos deixou praticamente íntimos deles enquanto eles contam suas histórias, seus passados e suas tradições. Você se sente ligado aos personagens quase que instantaneamente e sempre fica curioso para saber mais, mas infelizmente eu achei o romance entre os dois muito instalove, e isso é uma coisa que eu não gosto muito.

Baldes de cerveja e menino Jesus por Myra McEntire | ★★★

Esse vai ser o conto que tem mais elementos legítimos do Natal, como muitos amigos meus que eu tenho no Goodreads ou book bloggers que eu leio comentaram, mas pra mim ele foi um pouco clichê. Não posso negar que os personagens principais são bem interessantes e que eu gostei também do estilo de escrita da Myra McEntire.

Bem-Vindo a Christmas, California por Kiersten White | ★★.5

Esse é um conto que tem um pouco de tudo que as pessoas adoram em um livro contemporâneo: família, sarcasmo, um pouco de romance e muita comédia, mas eu realmente fiquei muito entediada com essa leitura. Não me levem a mal porque a escrita da Kiersten White é super interessante também, mas eu achei um contemporâneozinho normalzinho demais pro meu gosto, não senti feels momento algum e teve momentos da história que eu fiz uma leitura dinâmica mesmo porque não estava aguentando mais.

Estrela de Belém por Ally Carter | ★★.5

Eu achei bem interessante os personagens, mas eu não consegui me sentir conectada com a história momento algum, o que me deixou bastante entediada. Mesma coisa do conto anterior: Não senti nada durante a leitura e teve momentos da história que eu fiz uma leitura dinâmica mesmo porque não estava aguentando mais.

A Garota Que Despertou o Sonhador por Laini Taylor | ★★★.5

Esse conto me fez ficar com ainda mais vontade de ler a trilogia que a Laini Taylor escreveu que foi publicada aqui no Brasil pela Intrínseca, a Feita de Fumaça e Osso. Essa história foi bastante fascinante, na minha opinião! Eu gostei demais dos personagens e dos elementos fantásticos nessa história, além do fato que ela conseguiu desenvolver o universo muito bem para um número muito pequeo de páginas, e a escrita dela é sensacional! Mesmo não sendo muito natalina, eu recomendo totalmente!

Avaliação geral: 3.5/5 estrelas.

E vocês, o que acharam desse livro? Já leram? Tem interesse em ler? Deixe as suas opiniões nos comentários e vamos conversar!

assinatura

One thought on “O presente do meu grande amor, organizado por Stephanie Perkins

Leave a Reply

